O Ensino Médio, etapa final da educação básica, terá como finalidades: a consolidação e
			o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de
			estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar apreendendo, de modo
			a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições socioeducativas; o aprimoramento do educando
			como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento
			crítico através do diálogo e do respeito à diversidade cultural; a compreensão dos fundamentos
			científico–tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, promovendo a
			interdisciplinaridade.
		
		
			Além destes citados, o ensino desenvolvido neste CEPMG terá ainda por finalidade:
			proporcionar ao educando
			formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto realização e
			preparo para o exercício da cidadania, resgatando o civismo, patriotismo, urbanidade e a cooperação mútua;
			desenvolver sólida e harmonicamente a personalidade dos alunos, promovendo a compreensão dos direitos e
			deveres da pessoa humana, do cidadão brasileiro, da família e da comunidade; considerar as necessidades
			específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade
			educacional e a diversidade cultural; garantir o atendimento das necessidades específicas na educação
			especial, assegurado o
			sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades; Possibilitar aulas de reforço,
			monitoria, aulas individuais, recursos audiovisuais, aulas
			práticas para reduzir a Progressão Parcial na Educação Básica; garantir a formação humanística, científica,
			cultural, tecnológica, ética, artística e o
			desporto escolar; observar as orientações da Secretaria Estadual da Educação sobre o plano de carreira,
			argos e salários para os profissionais da Educação, privilegiando o mérito, a formação e a avaliação do
			desempenho; promover a gestão participativa na comunidade escolar; Garantir e favorecer o cumprimento da Lei
			10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e promover a superação das
			desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação
			sexual.